terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que pode, o que não pode e o que depende!

Percorrendo sites, achei um super interessante, onde tem três tópicos: O que pode, o que não pode, e o que depende. Tudo isso a nós, grávidas e as que estão planejando. Confira alguns pra você ficar logo ciente!



Pode pintar o cabelo e fazer luzes durante a gestação?

Sim, a partir da 12ª semana. Mas é melhor dar preferência a tinturas sem amônia. Já luzes, só com água oxigenada

iG São Paulo

Compartilhar:

Foto: Stefan

Pintar o cabelo: a partir da 12ª semana

Pode comer por dois durante a gestação?

Exagero pode fazer mal para mãe e bebê

iG São Paulo

Compartilhar:

Foto: Stefan

Comer por dois: mito prejudica saúde da mãe e do bebê
Grávidas não podem “comer por dois”.Todos os especialistas entrevistados sobre esse assunto concordam que essa história é mito e pode, na verdade, prejudicar tanto a mãe como o bebê. A nutricionista Carla Alberice Pastore, da Universidade Federal de Pelotas (RS), explica que durante a gravidez, ao contrário do que se pensa, não é necessária tanta energia a mais.
“Nas primeiras doze semanas, não é necessário que a mãe ingira nada além do que quando não estava grávida”, garante. Segundo a especialista, a partir da 13ª semana, são necessárias apenas 300 calorias adicionais, valor que se mantém até o fim da gestação. “Isso equivale a 1 maçã média, 1 pão francês (50g) sem miolo e 1 e ½ copo de leite desnatado”, diz.

Pode comer comida japonesa?

Observe a higiene do local e a conservação dos ingredientes

iG São Paulo

Compartilhar:

Foto: Stefan
Comida japonesa: consumo de peixe cru divide opiniões
Grávidas podem comer comida japonesa, mas com cautela. Em relação aos pratos cozidos não há problema, desde que haja moderação nas preparações gordurosas, mas o consumo do peixe cru ainda divide as opiniões de especialistas.
“Os peixes crus podem sofrer deterioração ou apresentar contaminantes que podem ser perigosos para a saúde da gestante e da gestação”, alega a nutricionista da Universidade Federal de Pelotas (RS), Carla Alberici Pastore. A nutricionista Rita Goulart, da Universidade São Judas (SP), concorda que existe o risco de contaminação por toxinas presentes no alimento cru, mas lembra que a culinária japonesa é bastante rica em nutrientes.
Já o vice-presidente da Abran, o nutrólogo José Alves de Lara, afirma que os cuidados com consumo do peixe in natura devem sem os mesmos dos tomados com qualquer outro alimento cru para evitar contaminações. Por isso, é importante observar a higiene do local e a forma de conservação do alimento.

É muita coisa para observar, tomar cuidado, evitar...enfim! Mas é um momento maravilhoso, em que tudo vale a pena! 

Abraço meu e do Samuel ;)
Clarissa David
Grávidas podem pintar o cabelo, mas só a partir da 12ª semana. As tinturas para cabelo e os tonalizantes são compostos por substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e provocar malformações no feto. “A partir da 12ª semana de gravidez as chances de malformação diminuem”, explica Roberto Eduardo Bittar, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário